10 estratégias para ajudá-lo a apoiar a compreensão da leitura da criança

10 estratégias para ajudá-lo a apoiar a compreensão da leitura da criança

A leitura é quase milagrosa. Neste ponto da sua vida, você pode ter a capacidade de ler como garantido. Talvez você não se lembre de seus professores mais antigos e do processo de aprendizado de sons, mapeando esses sons para símbolos (letras), combinando essas letras para formar palavras e combinando as palavras para criar frases significativas.

Nos meus anos ensinando alunos do ensino fundamental, os pais sempre perguntam como podem ajudar seus filhos a ler em casa. Eu gostaria de oferecer algumas sugestões, mas primeiro é necessário entender o que é leitura.

Como professor da segunda série, muitos pais orgulhosos me disseram que seus filhos que são “leitores avançados” podem ler Harry Potter. Com isso, a maioria dos pais quer dizer que seus filhos podem se sentar com um dos livros e dizer a maioria das palavras. Mas quando peço aos alunos que expliquem a história, eles não podem.

Esses alunos não estão lendo. Eles estão chamando palavras. Chamada de palavras é a capacidade de reconhecer a palavra sem entender o significado.

Ler é mais do que conhecer e decodificar as palavras. Ler é entender as palavras e entender o texto. Aqui estão algumas maneiras de apoiar a compreensão de leitura de ficção do seu filho. As crianças adoram ler histórias e você pode ajudá-las a aproveitar ao máximo suas histórias favoritas.

1. Leia para o seu filho. As crianças precisam ouvir boas leituras para que possam imitá-las quando lerem de forma independente. Certifique-se de ler o mais distintamente e naturalmente que puder. Sua leitura não precisa ser perfeita. É mais importante que você esteja lendo do que quão “perfeita” é a sua leitura. Algumas crianças pensam que “boa leitura” é “leitura rápida”. Assim, você pode modelar o ritmo da boa leitura. Além disso, ao ler para o seu filho, faça perguntas e faça observações como: “Eu me pergunto por que isso aconteceu? O que pode acontecer a seguir? O que você vê no desenho? ”Isso permite modelar como os leitores interagem com os textos. Isso vale também para as crianças mais velhas. Os alunos da quinta série precisam ouvir como os adultos lêem textos mais complexos.

2. Leia com seu filho. Revezem-se lendo página por página ou linha por linha. Você pode até ler as mesmas palavras ao mesmo tempo. Isso ajudará você a modelar e monitorar a prosódia, a entonação e o ritmo de seu filho. Não tenha medo de reler uma página ou uma frase várias vezes. Certifique-se de fazer perguntas ao seu filho para reforçar a compreensão. A leitura com seu filho permitirá que você ajude seu filho a entender o vocabulário, o contexto e os matizes de significado. Mais uma vez, as crianças mais velhas se beneficiam disso tanto quanto as mais jovens. À medida que seus filhos crescem, você terá menos oportunidades de ler com eles. Esta é uma atividade especial para ajudar a construir seu relacionamento.

3. Peça a seu filho que leia para você. Sente-se com o seu filho e ouça o seu filho ler. Às vezes as crianças só precisam de alguém para ouvi-las. Incentive-os em sua leitura e deixe-os se orgulhar de suas habilidades. Ao longo do caminho, você pode ajudar com palavras difíceis e fazer perguntas de compreensão.

4. Verifique se há elementos de não-ficção. Todas as histórias têm personagens, configurações, enredo, problemas e soluções. Os personagens são os atores da história. Eles podem ser pessoas, animais, robôs, alienígenas, gigantes, fadas e assim por diante. O cenário é a hora e o local. A história ocorre em um bairro, uma floresta ou um castelo? É à noite, no futuro ou há muito tempo, em uma galáxia muito distante? Um problema em uma história informa quais são os principais e secundários problemas. Por exemplo, Sam-I-Am não quer comer ovos verdes e presunto. A solução é como os personagens resolvem seus problemas, e o enredo é a sequência de eventos que conta como os personagens resolvem os problemas. Além disso, crianças de até dois anos serão capazes de identificar certos gêneros, como ficção realista, fábula e fantasia.

5. Antes de ler: visualize o livro. Essa técnica permite que os leitores vejam o livro, ativem o conhecimento prévio e ganhem seu interesse e atenção. Explore a capa e a contracapa e pergunte ao seu filho o que ele vê. Pergunte sobre o título, o autor e o ilustrador. Eles leram um livro com um título similar ou do mesmo autor e ilustrador? Vá em uma “caminhada de fotos”. Visualize cada página e pergunte o que elas observam. O livro é colorido? A impressão é grande ou pequena? Existem animais, pessoas, foguetes? Se esta é uma nova história, pergunte às crianças o que elas acham que será a história. Quem eles acham que os personagens e configurações são? A previsão é uma habilidade importante a ser desenvolvida para compreensão e, por fim, para a escrita. Visualize de 3 a 5 palavras de vocabulário que você sabe que o leitor precisa entender a história.

6. Durante a leitura: verifique a compreensão. Pergunte sobre personagens, configurações e enredo. Antes de virar a página, peça ao seu filho para prever o que pode acontecer a seguir. Em seguida, verifique a previsão com o que realmente aconteceu. A previsão é uma habilidade especialmente importante que compele os leitores a se envolverem com a história. Corrigir palavras mal interpretadas. E, novamente, não tenha medo de reler a mesma frase, página ou seção várias vezes antes de prosseguir. Há palavras na página que rimam? Por que algumas palavras são impressas em negrito, itálico ou colorido? Esteja sempre atento a vocabulário novo ou desafiador e peça às crianças que usem pistas de contexto para determinar o que essas palavras podem significar.

7. Passe tempo com as ilustrações. Como as ilustrações suportam a história? Por que o ilustrador usou um fundo vermelho se o personagem estava zangado ou azul se o cenário é a Antártida? As imagens parecem desenhos, pinturas ou fotografias? Existe alguma coisa escondida na foto?

8. Depois da leitura: peça ao seu filho para recontar a história. Isso é essencial para a compreensão. As crianças que não conseguem dar um reconto ou resumo sólido não entenderam a história. (Você pode pedir uma recontagem enquanto lê também.) Pergunte ao seu filho sobre os personagens, configurações, problema e solução. A história tem uma lição ou moral? Essa história lembra seu filho de outras histórias? Seu filho leria outra história deste autor? Como a história mudaria se um dos principais eventos mudasse? O que outro título desta história seria? Peça ao seu filho para criar um final alternativo. Talvez seus filhos gostariam de escrever uma história ou criar ilustrações baseadas nessa história.

9. Torne-se o aluno. As crianças adoram corrigir adultos. Deixe a criança ser a “professora” e mostre a você como ler – especialmente com uma história que eles conhecem bem. Deixe-os fazer as perguntas de compreensão que você faria. Enquanto você lê para eles, “acidentalmente” leu mal uma palavra para que eles possam corrigi-lo. Ignore uma linha para que eles possam dizer que sua leitura não faz sentido. Leia como um robô ou leia muito rápido para que eles possam modelar para você o que soa como uma boa leitura. Você pode até perguntar ao seu filho como o professor ensina a leitura na escola. Peça-lhes para lhe mostrar o que fazem nos grupos de leitura na escola.

10. Crie uma cultura de leitura. As crianças precisam ver os adultos importantes em suas vidas lendo. Converse com seu filho sobre as histórias que você gostou quando criança e as histórias que você está lendo agora. Você gosta de mistérios, comédia ou ficção histórica? Quem são seus autores favoritos? Vá para a biblioteca pública com frequência e deixe seu filho vagar pela seção infantil. Pergunte ao bibliotecário infantil por recomendações; Eles gostariam de ajudá-lo. A maioria das bibliotecas tem programas de leitura divertidos, especialmente durante o verão. Compre seus livros infantis. Você não precisa gastar muito dinheiro; vá para Goodwill e ganhe dois livros por um dólar.

Naturalmente, você não utilizará todas essas estratégias o tempo todo. Escolha algumas de vez em quando para poder apoiar a fluência e a compreensão do seu filho. Acima de tudo, divirta-se. A leitura pode parecer uma tarefa às vezes. Quanto mais as crianças gostam de ler, mais elas vão ler.

Endereço: Av. Noel Nutels, 1762 - Cidade Nova, Manaus - AM, 69095-000